24 C
pt-BR

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

A pergunta que não quer calar


Circula nas redes sociais um informativo a título de "recomendações" atribuído a um determinado sindicato, onde procura-se "ensinar" determinada categoria policial a trabalhar diante de ocorrências originárias exclusivamente do trabalho produzido pela Polícia Militar.
No mesmo informativo, ao final, a Polícia Militar é parabenizada de maneira irônica, apresentando-se números controversos e não oficiais sobre índices de criminalidade.
Logicamente que a ASOF prefere acreditar tratar-se de um documento "fake" na medida em que revela um certo desespero, descontrole e quiçá falta de compromisso com a sociedade, o que, devemos reconhecer, não se coaduna com a história daquele sindicato, em especial no tocante à outrora capacidade de diálogo e de estabelecer parceria de trabalho, afinal, servimos ao mesmo propósito, o interesse público.
Ainda, faltou dizer que a existência de 8 (oito) centrais de flagrante para todo DF (com o sério risco de diminuir) consubstancia-se em verdadeiro desserviço à população, obrigando a Polícia Militar a deslocar viaturas por infindáveis quilômetros, onerando de maneira infundada os cofres públicos com mais gasto de combustível, manutenção, entre outros, sem olvidar das intermináveis horas de espera, esvaziando o policiamento das unidades de origem.
Em outras linhas, significativa parcela do problema indicado pelos números, na prática, não se deve ao trabalho realizado pela Polícia Militar e sim àquelas esperas intermináveis por atendimento nas circunscricionais.




Urge o início efetivo por parte da Polícia Militar em lavrar o Termo Circunstanciado, resolvendo a maioria das ocorrências no próprio local, otimizando recursos, a efetividade da prestação do serviço público de segurança, melhor atendendo o cidadão, assegurando a permanência do policiamento na sua respectiva área de atuação, diminuindo o tempo de empenho dessas equipes policiais militares, entre tantos outros fatores.
Contudo, a pergunta que não quer calar: considerando ser verdade o informativo, em relação aos números criminais apresentados, o nobre sindicato saberia esclarecer para a sociedade do Distrito Federal quantos foram elucidados?
Notadamente, os verdadeiros operadores da área de segurança pública sabem exatamente onde reside relevante parte das dificuldades enfrentadas por cada instituição, a exemplo da defasagem sem precedente de seus efetivos, merecendo o tema, portanto, um nível mais adequado de debate.
Fica consignado o convite.
Por fim, reiteramos nosso respeito às instituições que integram sistema de segurança pública do DF, indistintamente, e reforçamos nosso compromisso com a segurança e bem estar da sociedade da Capital de todos brasileiros.
ASOF/PMDF




Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

3 comentários

  1. Uma DP faz em média 150 TCs por mês, destes cerca de 30 são TCs em flagrante levados pela PMDF. Então não faria diferença, seria até melhor pois não faria tumulto nos plantões com chinelagens. Mas, daí pra PMDF conseguir isso já é outra história. Como será confeccionado TCs de Porte de Substância Entorpecente ou de Dano, sem perícia? Para isso os peritos teriam que estar desvinculados à PCDF. Então por enquanto não vejo sucesso em tal implementação.Obs: já fiz parte da PMDF e respeito a instituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto colega é a mesma coisa que a maioria dos colegas pm veem.Também respeito a pc! Hoje mesmo estava falando com um colega pc, sobre a malandragem do governador em não dar o aumento da vossa categoria. Eu falei: esse governador vai se ver com a pc.A pc tem o poder de investigar, nós não!Mais cedo ou tarde o governador vai estar enrolado! e que o colega pc sabe, que todos sabem: que o governador não quer dar aumento para a pc, inventa desculpa de paridade, querendo iludir a pm também.Mas conhecemos o malandro! Ele não quer dar aumento para ninguém!

      Excluir
  2. Boa noite
    Vejam bem...
    A Secretaria de Segurança não reconhece os índices apresentados, mas deixa eu informar uma coisa bem simples.
    Ocorrências de Homicídio por exemplo, na ocorrência pode haver mais de uma vítima e vai constar somente uma ocorrência, no caso se houver 3 vítimas, a estatística teria que ser 3 vítimas de Homicídio e não 1 como fazem a contagem, ou seja, mascaram a estatística.

    Sou oriunda da PMDF também, de 87 a 97, e fiz muito patrulhamento, levei muito vagabundo para as DPs, pois a missão era ser ostensivo para evitar crimes ou se pego em flagrante apresentar a autoridade policial da Delegacia.

    Não sei de onde o texto tirou que um certo sindicato ensina a PM a trabalhar.

    Se cada um seguir o que a constituição diz em seu teor sobre a forma que cada uma vai atuar na segurança pública e ao mesmo tempo uma apoiando a outra teríamos mais tempo para exercer as atividades em que cada uma está inserida.

    Ocorre que hoje estamos em Guerra declarada com o RR e não se enganem o fato de ter servidores das duas instituições alfinetando uma a outra deve estar muito cômodo para ele.

    Tenho uma opinião formada: PC, PM e BM não tem reajuste em subsídio da PC e de soldos da PM e BM desde 2009. Hoje, a PC corre atrás de seus direitos e deixar claro que não é o que realmente queríamos,pois a defasagem atingiu a casa de 51% e somente virá 37%, e o Governo se nega a mandar a mensagem. No caso dos PM e BM deveriam seus oficiais já emplacarem uma tabela com indices e colocar na mesa do GDF e não dizer que quer os mesmos indices. Ora, não estão também com defasagem ??? É comodo para o GDF este jogo. E a culpa é dos Oficiais estarem promovendo a desunião entre as duas forças e tem muito policial militar e policial civil caindo neste jogo.

    Lembrem-se todos somos policiais e o inimigo é um só. Cada um na sua atribuição.

    Na minha opinião poderia ser feito sim a PMDF fazer um TC desde que dê entrada na DP a papelada para análise da Autoridade Policial e encaminhamento ao Judiciário via cartório.

    Bom esta é minha opinião. 10 anos de PMDF e 20 de PCDF.
    Ex-Sargento PMDF e Agente de Policia Especial

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.